Epoca 2009 / 2010
GRUPO 4 ( 4° LIGA)
US AVELINO ZURIGO
BENFICA CLUBE DE ZURIQUE
NK HADUK
S.C.BRAGA DE ZURIQUE
FC ITALIA DE ZURIGO
FC KOSOVO
LAFÕES CLUBE PORTUGUES
CCD LAUTARO-CHILE
SVA MEGAS ALEXANDROS
FC NEUMÜNSTER
SPORTING CLUBE DE ZURICH
Blogger administrado pelo Presidente Lucio Sousa e Jorge Sousa em colaboração com o autor "Quelhas"
Clic no Link e veja em ponto Grande
http://www.tvminho.com/
Póvoa de Lanhoso - Minho - Portugal
Braga - Capital do Minho
http://www.radiospacelove.com/
http://www.portugalmusica.com.pt/ http://www.nove3cinco.com/
"Quelhas"
Biografia: Jorge Campos Campos da Silva Jorge Manuel, nascido em Portugal a 19 de Maio de 1974. País onde estudou e viveu até aos 17 anos, sito na freguesia de Frades do concelho de Póvoa de Lanhoso. Em 1991 emigrou para a Suiça, cidade de Zurique, onde reside. Têm como profissão, auxiliar analista clínico. O Jorge tem o previlegio de dominares algumas linguas, dado que se entrega à comunidade onde vive. A arte sempre o fascinou, por isso sempre procurou canalizar as suas energias e os seus “sonhos” para todas as expressões artísticas. O Autodidacta Jorge Campos, vai estar presente na inauguração no dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, em Viana do Castelo, numa exposição produzida pelo “Museu da Presidência da República”, com presença do Presidente da República, “Cavaco Silva”, que pretende reunir artistas portugueses ou luso-descendentes actualmente a viver no estrangeiro. Seguidamente irá estar em várias exposições d; arte, seguido a Viana, nomeadamente, no “Museu da Presidência da República, no Palácio Nacional de Belém.”Introdução: As suas criações de arte, como os seus candeeiros, exemplo: peças artísticas em pedra, torno de prensa em madeira, metais e um pouco de tudo, que de velho, se dá “vida à vida”, para além dos quadros em tela. Tudo isto, são frutos espontâneos e momentos vivos e vividos na sua vida, e estadias em cidades onde têm passado, e países que visitou... Nenhuma obra è igual à anterior, todas têm um significado próprio. Para o Jorge Campos, justifica o momento que o inspirou. Não só neste ponto de vista, também um dos motivos da criação destas peças únicas são de facto o máximo aproveitamento de peças condenadas e dar-lhe uma nova identidade!!! “Restos de materiais ou materiais já não utilizados e a ponto de serem reciclados” Uma vez que todas elas deixaram de ter utilidade à primeira vista. Jorge Campos procura nelas uma conjunção entre “Arte” e “Design”. Tenta entre o aproveitamento antigo, fazer obras contemporâneas, com um estilo jovem e com uma utilidade, tendo uma peça de decoração única e diferente. Enfim o lúcido aproveitamento de utilização e de ideias!!! Água e luz: simboliza “a Reencarnação”. Todas estas obras são um pouco a vida do artista... Entregou-as aos seus “sonhos” e são este mesmos “sonhos” que preenchem grande parte da sua vida… Para o Jorge Campos é gratificante que as gentes da sua raça apreciem as suas obras d, arte, pela cultura e dêem-lhe mais valor, que o próprio valor e sonhos... Faço das palavras do Jorge as minhas palavras. João Carlos Veloso Gonçalves “Quelhas” inspiracaodoautor@sapo.pt
Continuidade
O Autodidacta Jorge Campos, está a dar continuidade, juntamente com outros escultores, desde a inauguração no dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, em Viana do Castelo, numa exposição produzida pelo “Museu da Presidência da República”, A exposição, desde então tem tido muita aderência, já por lá passaram mais de 30.000 visitantes, a continuidade em Viana deve-se ao êxito que perdura. Na altura teve como presença os convidados de honra, Ex. mos Senhores; Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso (Manuel Batista), e Vereadora (Fátima Moreira), o inspirador “Quelhas”, e dois amigos vindos de Espanha, e o nosso Presidente da República, “Cavaco Silva”, este, que pretende reunir artistas portugueses ou luso-descendentes actualmente a viver no estrangeiro. Seguidamente, Jorge, irá estar em várias exposições D; Arte, seguido a Viana, nomeadamente, no “Museu da Presidência da República, no Palácio Nacional de Belém.”
Sabia que a bandeira da Cruz Vermelha Internacional é derivada da bandeira nacional Suíça?
A bandeira branca, essa é mesmo Schweiz
“Quelhas”
A bandeira Suíça tem um quadrado vermelho com uma cruz de fundo branco: Significa que, foi retirada a cruz vermelha do espaço branco. Veja e observe muito bem! A bandeira da cruz Suíça deu assim lugar à bandeira da Cruz Vermelha. Não é sugestão, é afirmação, foi da bandeira Suíça que saiu a ideia da Cruz Vermelha Internacional.
“O símbolo da cruz branca sobre fundo vermelho aparece pela primeira vez na história suíça como emblema do cantão de Schwytz, um dos cantões fundadores da Confederação Suíça, em 1291. A bandeira deste cantão ainda hoje tem a cruz branca no ângulo superior direito do seu fundo vermelho. O símbolo do crucifixo simbolizava a liberdade concedida pelo império aos habitantes daquele Cantão.”
A Cruz VERMELHA VEM através das grandes nessecidades de secorro feitas por Comerciantes e particulares suíços que socorreram milhares de vítimas de guerra na Itália. vindo a ser herois da nacão e do mundo como socorristas, seguido de fazerem história mundial através de uma bandeira internacional respeitada por tudo e todos no mundo.
“O conflito foi travado no norte da Itália entre o exército imperial austríaco e as forças aliadas da França e da Sardenha, da qual resultaram quarenta mil vítimas mortais.”
Hoje em dia a Cruz Vermelha actua em todas as frentes desde 1291, nas grandes tragédias!
Na Primeira Grande Guerra Mundial. Na Segunda Grande Guerra Mundial. No terramoto de Lisboa. No sismo que sacudiu o sul do Chile. Nas causas naturais em todo o Mundo, como tempestades, tufões, tsunamis, ciclones e furacões. Nos fenómenos naturais das cheias de água. Nas catástrofes dos incêndios florestais. Nos acidentes de viação, aéreos e marítimos. Nos serviços prestados, água, pão, roupas e acolhimento. Apoio aos refugiados das guerras e apoios à paz. Apoio às vítimas da seca e todas as catástrofes naturais e da fome. Apoio ao desapropriamento de casas.
Assim e muito mais, a Cruz Vermelha está sempre interventiva. Melhor dizendo: Cem por cento das pessoas envolvidas por esta causa, só uma pequena percentagem exercem-na como profissão, os restantes são mesmo voluntário da mesma forma que, os Bombeiros e Escuteiros. Fazem-no por uma causa nobre, a vontade de ajudar quem precisa, sem ter nada em troca. Ser voluntariado da Cruz Vermelha é ter um grande coração, ter corpo e alma para sofrer e ver sofrer, vendo os outros que não lhe são nada e, passam a ser pela circunstância da vida. Enfim, a Cruz Vermelha não é um simples pano vermelho com fundo branco ou (símbolo do crucifixo). A bandeira do movimento internacional da Cruz Vermelha, é uma transposição da bandeira Suíça. A bandeira branca, essa é mesmo Schweiz.
“A Cruz Vermelha, que nasceu mesclada com o próprio direito humanitário, é uma organização de ajuda humanitária internacional que intervém no mundo inteiro, tanto em época de guerra como em tempos de paz.”
Aconselho a visitar este Link da Cruz Vermelha internacional que nasceu na Suíça: http://www.youtube.com/watch?v=ja8K4XRfmpk
Rugas de Pedra
DEUS É FÊMEA - P. Bártolo Pereira
“Quelhas”
A 18 de Junho de 2008, Padre Bártolo Pereira recebeu uma carta, com um comunicado de expulsão da nossa comunidade, na Igreja de “S. Félix e Santa Régula em Zurique”. Desde então a essa data, P. Bártolo tem vindo a reflectir e meditar sobre o assunto que o vinha a atormentar. Daí começou e, iniciou a escrita para este livro, embora traga à ribalta assuntos relacionados com a comunidade onde começou, precisamente há trinta anos em, “Santa Clotilde em Genebra” até aos nossos dias em Zurique. O lançamento do livro intitulado; “Rugas de Pedra” surgiu um ano depois, em Junho 2009, com rascunhos de história. Este exemplar relata um pouco da vida religiosa e, passagens do Pastor e suas ovelhas pelo culto e fora do culto. Acredito plenamente no sofrimento deste pastor da igreja Católica, Apostólica, Romana! Sinto-o um homem lutador pelas suas convicções, aliás devemos a ele em termos ficado com o espaço que vínhamos usufruindo à uma década e meia de anos, onde tínhamos e vamos continuar a ter a celebração do culto dominical. “Nunca respondi à provocação, remetendo-me a uma reflexão em meia dúzia de artigos publicados na Gazeta Lusófona” (Padre Bártolo Pereira.) Porém estive sempre atento às comunicações expressadas pelo nosso Sacerdote e pelo jornalista, no qual mereceram a melhor atenção! No entanto não deixei de escrever ao nosso caro amigo director, Adelino Sá, a dizer-lhe o seguinte por outras palavras: (Penso que uma das causas que levaram a igreja Suíça a repudiar a igreja portuguesa, terá a ver com comportamentos menos impróprios à boca de entrada da igreja e cá fora na hora corrente da celebração eucarística…) Digo mesmo que presenciei, e isso não é alheio a quem quer ver! Adultos e rapaziada cá fora a falarem em voz alta e darem risotas. Mais, precisamente no local de entrada vi com olhos de ver, beijos e mais beijos entre namoricos, um lugar impróprio pelo menos quando a santa missa está a decorrer. Uma à parte: Deveria haver alguém que impusesse mais respeito aquela hora, a quem não tem respeito pelos outros. (Outro motivo seria a inveja ou o ciúme de a nossa comunidade encher ao rubro a igreja com centenas de fieis, e as esmolas que caem nos cofres duma igreja da comunidade lusófona.) Para terminar, aconselho a ler este livrinho, e não posso deixar de dizer que, S. Félix e Santa Régula são padroeiros da cidade de Zurique pertencentes a uma legião romana em outrora. Desejo felicidades ao senhor reverendíssimo, Abade Bártolo Pereira, e que goze a partir desta data em Portugal, a sua reforma com muita saúde e muitos anos de vida e que de vez enquanto nos venha visitar à Suíça… Pois todos irão sentir a sua falta, e das suas graças durante a celebração da mesma na eucaristia de Domingo. Zurique 13 de Julho de 2009
Bué de Polícias, Coisas do "Carago"
Ninguém diga que está bem!?
“Quelhas”
Um "Gajo" põe-se a pé pelas 5 horas da matina, preparando-se para ir para o trabalho. Começa a trabalhar na normalidade como sempre e, quando tudo está a correr bem no trabalho e com o trabalho, está rodeado de Polícias e PJ,s! Ninguém diga que está bem, podes até estar de férias, a casar ou até "(..)", não importa o lugar ou a hora onde se encontra!? Conclusão: Já muito perto do almoço, no local ou espaço enorme do "EuroSpar", na Suíça-Zurique, o maior hipermercado da Europa do género; Mais propriamente na zona abrangente, a moradias, acesso ao "Serviço de estrangeiros/polícia", escola de formação, Sri Lanka/viagens, e dentista. Quando "João e Armando" estavam precisamente no hall de entrada do "Sri Lanka", precisamente ao meio do procedimento de limpeza habitual, às sextas-feiras, ou seja uma vez por semana! Foram chamados à atenção por uma Doutora dos Serviços de Dentista, "penso", para o seguinte: Fazerem o favor de parar a máquina que estava a proceder à dita limpeza, pelo facto do barulho, pois encontravam-se no piso acima, um serviço de Urgências! Bem; A tal senhora falou atrapalhada e ligeira em alemão, no qual pouco entenderam, "o suficiente", João mandou rapidamente parar a “máquina em manutenção”, seu colega entendeu outra versão: "Abfall em vez de Notfall" ou seja; "Lixo em vez de Urgência"
- (Diz Armando: João já não é a primeira vez que, quem costuma limpar o caixote do lixo, esquece-se e, a senhora vem nos pedir, “a nós”, para o fazermos, embora não nos pertença, mas, fazemo-lo por simpatia!)
João ficou na dele, dando o benefício da dúvida! O Armando continuou a marcha com a máquina, pelo facto de não ter entendido a senhora e ignorando o colega, enquanto João foi proceder à limpeza do segundo grande corredor, lado direito, já que, lado esquerdo estava feito! Armando depressa se apercebeu que, algo estava mal, viu o movimento estranho e aí, então procedeu à paragem da máquina, mudando-a para o outro corredor onde João estava... Ao terminar de passar a máquina de limpeza, o Armando ficou a limpar com um pano, a água que deixara no tal hall de entrada, quando procedeu à tal paragem.
Pois João ia-se embora para o (Büro), dirigiu-se ao elevador para descer do 3 piso para o menos -2, ao abrir o elevador deparou com ensanguentado de pingas, até grandes poças de sangue… Não reflectiu! E a pensar que estava a proceder bem, limpou com um “mopo” aquele sangue todo.
O colega exclamou:
- Ainda aí estás João? Que estás a fazer?
- Estou a limpar o elevador que tem sangue!
- Logo vi! Havia qualquer coisa que não estava bem! Vai lá acima pelas escadas ver se também tem sangue, mas, não leves o “mopo”, depois se for preciso vens buscá-lo.
Então João subiu, mas, só subiu até ao meio das escadas, 3/4 piso, deparou “aparentemente” com um homem no chão a ser socorrido pelo Inem e alguma polícia, pensando logo no seu Pai que tinha morrido recentemente e socorrido da mesma forma! Esteve ali alguns segundos, “um ou dois minutos”, desceu ao -2 e foi então ao seu destino.
Quando o colega veio, disse-lhe que deixou lá a máquina, no local que andaram juntos a limpar, pelo facto de a polícia lacrar o elevador. Na parte de tarde, depois do almoço e já a fazer outro trabalho dentro do “Spar”, o colega Armando foi chamar João para ir com ele e, ligeiro pediu a outro colega que fosse também para traduzir caso fosse preciso! Subiram então ao edifício, logo à entrada, montes de pessoas começaram a interrogar João: Perguntou se eram polícias ou jornalistas! Pois tinham caderno de apontamento e máquina fotográfica!
- Você o que viu, onde limpou o sangue, porque o limpou, o que estava ali a fazer aquela hora!?
- Respondeu: A trabalhar naturalmente, porque às sextas-feiras tínhamos aquele afazer, limpei o sangue somente no chão do elevador, limpei porque tínhamos que descer e era a nossa obrigação manter o espaço limpo, quando subi as escadas, 4 piso, vi, vi a real história, pois ainda não estávamos cientes daquilo que se estava a passar, vi uma pessoa a ser socorrida à porta do dentista! Naquele instante chegou o senhor "Auswarte" e confirmou que João e Armando eram funcionários da empresa "GammaRenax" e trabalhavam ali no "EuroSpar" e naquela grande área ou zona abrangente. Identificaram-no.
Pois bem meus amigos, pediram a identificação a ambos, mas não tinham, deram o nome e número de telefone e deliberara-os. Voltaram ao trabalho, mais tarde um pouco, voltaram a interromper o trabalho de João, a máquina continuava presa, desta vez só incomodaram o João, sim incomodaram! Não tinha nada a ver com aquela situação… Voltaram a fazer-lhe perguntas idênticas, pediram novamente a identificação, disse-lhes que a tinha no “büro”, acompanharam-no até lá, e de seguida, levaram-no ao local antes ensanguentado e ao local do “moribundo”, fotografaram, coisa que não gostou! Pelo caminho perguntou se tinham suspeitas de assassinato ou morte natural!? Disseram que não, que o senhor tinha problemas, aqui sim, ficou a saber que afinal se tratava de um homem!
Disse:
- Então se não é assassinato, porque é que há aqui tanta polícia!?
Responderam que era normal na Suíça, era apenas burocracia… Apelaram para João aguardar ali, não sabiam quanto tempo, e dois polícias com ele à entrada, enquanto a PJ estava no local do sucedido. Tranquilo, aguardou, telefonou ao colega Armando para ele saber onde estava, ele não sabia que tinha sido chamado pela segunda vez! Deliberaram-me pouco tempo depois… João pensou lá para os seus botões, através dos seus documentos, talvez, estivessem a ver o seu registo criminal, não sabe, apenas pensa, e também pensa que, para além da nega da polícia dizer, que o cadáver não foi crime, João julga que a polícia tem indícios de crime! Não teria a polícia montado um tal aparato de segurança no local com os serviços médicos, GNR e PJ e talvez o Delegado de Saúde!
- Espero não ser mais incomodado, mas, pela certa esta coisa para mim mal começou, são “coisas do carago.”
NOTA: Semana seguinte nada aconteceu! Apenas João e Armando desconfiam que o tal sujeito era um funcionário da escola baptizado pelos colegas por “segura nas calças”, João mal conhecia o homem. De facto quando viu o cadáver estava coberto, viu somente o cabelo um pouco longo e lhe fez lembrar o dito homem, e já lá vão oito dias e o seu automóvel continua na garagem, tudo leva a crer que seja a pessoa que pensa, a polícia essa jamais os procurou… Segundo ouviram, a polícia julga que, o homem tropeçou no último degrau das escadas e viu ali o fim da sua vida. João viu cobóis de polícias, onde parecia o bandido!...
Miss Centro Lusitano de Zurique para o apuramento da Miss Portugal Suíça
A grande vencedora da Noite com Vestido de Gala, foi Condecorada com a respectiva Coroa e “Varinha de Condão”!
“Quelhas”
Era ainda muito cedo, por volta das 16.00 h, quando as pessoas começaram a chegar ao grande pavilhão de Sporthalle Unterrohr em Schlieren. Previa-se uma grande festa, numa grande noite e, assim foi como o imprevisto! Vou tentar relatar ao pormenor esta linda festa de aniversário dos 25 anos do Centro Lusitano de Zurique e ainda os 20 anos do seu Rancho Folclórico do Centro Lusitano de Zurique. Para começar na minha pessoa vou tentar dizer em palavras mais reduzidas. Quem é o CLZ?!... Pois bem, o CLZ é uma instituição que, comemorou, então, os seus 25 anos de “Bodas de Prata”.
O CLZ conta para além do seu grupo de (Rancho Folclórico), com uma equipe de (Futebol) Sénior e com uma equipe de (Futebol) Júnior recentemente criada, 2009. Além destas tem um (Jornal) periódico mensal, e outras actividades, exemplo “Vamos Contar uma História” para os mais pequenos. (Cursos de Alemão). Conta também com “Projecto InCENTRO: Dois caminhos, um objectivo”, (Grupo de mentores Voluntários), apoiado pelo Município de Zurique, para apoio às crianças na escola primária. Em parceria tem igualmente Femmetisch, ou seja, é um encontro mensal de (Mães) onde falam dos problemas dos (Filhos) e como resolve-los, etc… A festa começou por esta gente toda, envolvida na sociedade Luso Portuguesa. As meninas envolvidas no apuramento da Miss Portugal Suíça, animaram a grande festa, na esperança de virem a ser as grandes vencedoras na final da Miss Portugal Suíça no Casino Barrière Montreux em Lausanne, dia 28 de Novembro 2009. Ainda estava o sol reluzente e as pessoas aproximavam-se do local. As cadeiras enchiam-se lentamente até ficarem esgotadas.
Esperava assistir com entusiasmo aquela noite calorosa no dia 3 de Outubro 2009, junto da minha família e amigos, para além das pessoas que rodeavam o recinto. Com imensa alegria, esperava, esperava uma única pessoa que não estava presente connosco ali à mesa, mas estava ali entre as 10 candidatas de beleza, minha filha!
Os preparativos no palco montado por “Os Latinos Eventes” com o som dos estrumemos do cantor português “Zézé Fernandes” faziam o entretimento ao grande público. A hora era imprópria para os visitantes e magnifica para os “Organizadores da festa”! Claramente bem pensado pelo CLZ, pois aquela hora ninguém teria feito a Ceia e tinham ali ao seu dispor tudo que precisavam para comer e beber. Lá se distraíram e o restaurante facturava. Às 20.00 h em ponto, entraram em palco a maravilhosa apresentadora Maria dos Santos, do “Espaço Português – Rádio Lora” seguido de “Joaquim Silva, ex. Presidente do CLZ”. Muito divertidos fizeram a abertura da festa com a apresentação de todos os intervenientes na festa do CLZ. Palmas.
Começou a festa na parte mais romântica da mesma! Entram as 10 beldades em palco, todas elas portuguesas de norte a sul e a viver em algures pela Suíça. Em representação das Miss tínhamos o “Sr. João Simões” que irá levar até ao Casino Barrière Montreux, as grandes vencedoras. Primeiro desfile com o magnífico equipamento de futebol do CLZ, fazendo se acompanhar, cada concorrente de uma bola. Seguindo-se o segundo desfile em calça de ganga e uma t-shirt da “VIP – Moda” e ficando o resto dos desfiles mais para o fim, segurando o grande público. Os apresentadores, apresentaram os grandes convidados da noite pelo Rancho Folclórico do CLZ que, fez uma grande surpresa ao público, com a apresentação em primeira mão do seu (CD musical), então, seguia-se o Rancho Folclórico de Amburg e o Rancho Folclórico Lavradeiras do Minho de Hiwil, actuando e dando som, brilho e alegria à grande festa do CLZ.
Depois entravam em palco a “Associação de Invisuais do Distrito de Braga”, representados pelo meu amigo Domingos Silva, natural de Galegos – Póvoa de Lanhoso. Esta Associação veio mais uma vez à Suíça para angariar fundos, no qual rendeu 1.100,00 CHF e um Computador oferecido pela “Power – Computer”. Domingos discursou, como se fosse ele, o grande protagonista da festa. E muito bem, á altura de um herói que o é, agradeceu a tudo e todos. E preferiu dizer em alta voz e, que levou muita gente a meditar;
- “Eu agradeço a todos vós a ajuda para a nossa associação, precisamos de vocês, mas nós não somos coitadinhos!
- Ajudem que “Eu” agradeço em directo na TV.
- Agradeço a toda a gente!
- “Eu” não vos vejo, mas sei que vós me estais a ver a mim, mas oiço-vos!” Palmas…
O momento esperado estava a chegar! Entraram na grand’a porta para o sucesso, as 10 candidatas ao pódio daquela noite magnífica. Uma a uma, desfilaram em Bikini, as pessoas aplaudiam. Porém seguido, as Miss voltaram com os seus vestidos de Gala e faziam da festa uma noite de magia! Os paparazzis, Pedro Silva, Luís Beja e Quelhas, entre muitos, tiravam as fotos da noite. O Júri representado por 5 pessoas estava atento para fazer uma votação isenta e com dignidade. Assim foi!
As vencedoras foram condecoradas;
A grande vencedora recebeu uma facha e uma coroa.
A primeira Dama Honor recebeu uma facha.
A segunda Dama Honor recebeu uma facha.
A Miss Simpatia recebeu uma facha.
A Miss Fotogenia recebeu uma facha.
Todas as Miss receberam, cada, um ramo de flores e uma lembrança.
Ouve agradecimentos de lés-a-lés, desde as Miss, participantes e até ao presidente do CLZ. No final ouve lembranças para todos os participantes, que fizeram parte da festa, entre grupos e pessoas associadas à grande festa do aniversário do Centro Lusitano de Zurique e do seu grupo Folclórico.
Pela noite dentro e já de madrugado, começou a actuação de Zézé Fernandes e seu grupo de musica popular.
“Associação de Invisuais do Distrito de Braga” na Suíça - Zürich aniversário Centro Lusitano Zurique
Na foto, os três invisuais e os presidentes do Centro Lusitano de Zurique e do seu Rancho Folclórico
"Quelhas"
Inserto do texto do aniversário dos 25 anos do Centro Lusitano de Zurique e ainda os 20 anos do seu Rancho Folclórico do Centro Lusitano de Zurique e Miss Centro Lusitano de Zurique para o apuramento da Miss Portugal Suíça
"Depois entravam em palco a “Associação de Invisuais do Distrito de Braga”, representados pelo meu amigo Domingos Silva, natural de Galegos – Póvoa de Lanhoso.
Esta Associação veio mais uma vez à Suíça para angariar fundos, no qual rendeu 1.100,00 CHF e um Computador oferecido pela “Power – Computer”.
Domingos discursou, como se fosse ele, o grande protagonista da festa.
E muito bem, á altura de um herói que o é, agradeceu a tudo e todos.
E preferiu dizer em alta voz e, que levou muita gente a meditar;
- “Eu agradeço a todos vós a ajuda para a nossa associação, precisamos de vocês, mas nós não somos coitadinhos!
- Ajudem que “Eu” agradeço em directo na TV!
- Agradeço a toda a gente!
- “Eu” não vos vejo, mas sei que vós me estais a ver a mim, mas oiço-vos!”
Palmas…”
Numa pequena e curta conversa, Domingos Silva, pediu-me para divulgar a Associação, pois cá está uma pequena amostra da mesma!
Domingos confessou e disse-me ainda que, pediu consentimento ao presidente do CLZ, Armindo Alves natural de Brunhais, para aceitar esta vinda à Suíça e sua festa, para arranjar fundos para a Associação, onde aceitou de braços abertos.
Armindo no final discursou dizendo;
- Estamos sempre de braços abertos para ajudar uma causa...
Lindo!
Uma nota breve;
Domingos Silva estava acompanhado de uma funcionária da Associação, que está situada na Póvoa de Lanhoso e de mais dois invisuais, acompanhados por vizinhos e familiares a morar na Suíça, naturais da freguesia de Brunhais.
O invisual e director da “Associação de Invisuais do Distrito de Braga”, Domingos Silva, pediu a quem pudesse, para passar na Sede deles e ver a grande obra ali à vista de quem a quiser visitar…
Visite os Links relacionados com a notícia
http://povoadelanhosoacounoseum.blogspot.com/2009/10/miss-portugalsuica.htm
http://sportingclubedebragadezurique.blogspot.com/2009/10/miss-centro-lusitano-de-zurique-para-o.htm
“Palhaços”
Relações cortadas
"Quelhas"
Boa noite.
Acabei de verificar que, o tema dos “25 aniversários” do Centro Lusitano de Zurique, 20 anos do Rancho Folclórico CLZ e a Miss Lusitano de Zürich, não foi publicado.
Porque V. Exa. Quiseram meter as fotos do Luís Beja!
Caso para dizer; Façam cultura sozinhos!
- Que interessa temas de Pedro Barroso, de “Turismo Suicida” tirado da Net, e caso “Saramago”, quando este espaço deve ser sobre cultura “Luso Portuguesa” em terras Helvéticas?!
Há mais de um ano, que comecei a publicar nesta revista, apenas agradeço quando fizeram publicar sobre o tema; O livro da criança.
Já escrevi em mais de meia dúzia de jornais semanais, quinzenais e mensais e, nunca, mesmo nunca tive tanto desentendimento, como tenho vindo a ter a esta parte com o CLZ.
- Li a tese “Traição” de Mendes Serafim, e aquilo que ele escreveu, sobre o assunto de o “Traidor”, por mais que explique ao traído, nunca volta a ter confiança nele!
Penso que, deve-se a este desentendimento o seguinte: O LZ tem um presidente e uma administração, tem uma directora de jornal e um jornalista que, por sua vez também põe o dedo nas decisões e todos mandam.
Como se não chegasse, não conheço estes dois últimos senhores, Sónia Abelha Delgado e Manuel Araújo, o primeiro está sempre ou quase sempre indisponível e o segundo está definitivamente em Portugal, não existe nenhum contacto pessoal para chegar a um bom senso…
Tenho trocado correspondências, com a então directora e com o jornalista paginador e executador do CLZ, pelo facto do meu mais desiludido desprazer.
A primeira reclamação surgiu apenas em Junho, no texto de “Homenagem ao Sargento Quelhas”, no qual “Podaram” o texto e colocaram uma foto à civil, onde no espaço dessa foto cabiam as três fotos que enviei. A meter uma só foto, deveriam colocar a “Foto da farda de Sargento”, na reclamação exclamei; “Uma foto vale mais que mil palavras”…
Na edição seguinte, Julho/Agosto; “O meu Pai é um Rei do universo” voltaram a “Podar” o texto!
Já não falando nos textos que não foram publicados, no qual fiz silêncio!
Desta vez enchi!
Exijo mais respeito!
- Serei eu o “Palhaço”?
A colectividade, quando publica os textos do autor, aceita todos e qualquer texto na íntegra e respectivas fotos ou não aceitam nada!
No caso da não publicação, terão que dar uma explicação para o caso, para podermos chegar a um bom senso!?
Caso V. Exa. Venham a considerar o tema em epígrafe; “25 aniversários do CLZ” deste mês, para publicação no mês de Dezembro, e com uma justificação para os leitores, prontifico-me a dar continuidade e a colaborar com a revista do Centro Lusitano de Zurique gratuitamente.
NOTA BREVE: A notícia saiu no Jornal Fri-luso in http://friluso.no.sapo.pt/jornais/friluso45.pdf pág. 14/16
Tenho dito
Um abraço amigo
Histórias de crianças
Despido e a despir duas colegas de turma…
"Quelhas"
Vou aqui contar uma pequena passagem na escola Suíça.
Um amigo, contou-me um dia destes, que seu filho na escola primária, foi encontrado nos balneários da sua escola em Zürich praticamente despido e a despir duas colegas de turma…
O Pai foi chamado imediatamente à escola, onde estudava e frequentava escola o seu próprio filho…
Moral da história:
Perguntaram ao Pai, se ele em casa fazia alguma coisa que, não devesse fazer à frente do filho, algo impróprio para crianças…
Logicamente que aquele Pai disse que não, mas, pensou que todo o cuidado é pouco!
Começo por dizer que, as crianças na idade de imatura, gostam de imitar os Pais e os mais velhos em geral.
Uma chamada de atenção: Todas as crianças mais rebeldes, desta ou de outra forma, as maneiras de ser, falar, brincar, falar educadamente ou maltratar terceiros, devem-se muitas vezes aquilo que se passa no seio familiar.
A educação passa pelos Pais ou quem tem a criança ao seu abrigo.
Não são os professores que lhe vão dar essa educação?
Mas sim ensinar as matérias escolares!...
Portem-se bem.
Opções de adopção às escolas
Alunos, Professores, Pais e Empregadores
"Quelhas"
Olá boa noite, amigos e amigas
Venho trazer à ribalta outras culturas
Na minha vida, vou adaptando sistemas de vida
À pouco mais de um ano, cheguei à terra Helvética, e vejo, com bons olhos as formas que se enquadram nalgumas maneiras de vivência entre povos
Exclamei e reflecti, a Suíça está mais evoluída na educação em relação a Portugal em todos os níveis
Mas agora não vou entrar nesse campo, apenas vou dar a conhecer dois métodos que a Suíça perfilhou com as crianças e seus Pais, Professores e outros
E porquê!
E dizem vocês, o que é que isso nos interessa?
Pois bem, aquilo que a Suíça, o país aprende com os povos Europeus, também os países Europeus pode aprender com a Suíça
Cá, nesta linda comunidade, neste caso em particular, a escola Helvética através dos seus Cantões, adoptaram, então, a forma de todos os pais e filhos, juntamente com professores e empregadores dos Pais, elegeram, uma forma simples e fantástica para uma boa relação entre todos, desde a educação, ao incentivo no trabalho e, à realidade como se dá aulas na escola Suíça
Vamos ao tema que interessa: Algumas vezes por ano, todos os Pais são convidados a ir à escola assistir a uma aula do educando, caso de ser filho, está o tempo que quiser a assistir à mesma, a disciplina não importa
No contexto, indirectamente, os Empregadores dos Pais, também são envolvidos nesta tarefa, pois deixam o subordinado ir assistir à aula do seu filho e pagando as horas que perderem para o caso em epigrafe
Engraçado! Muito engraçado, também fiquei a saber que existe o dia da Filha, não do filho!
Um dia por ano, enquanto decorre o ano lectivo, as filhas vão acompanhar o Pai, não a mãe!
Onde vão eles acompanhar o Pai?
Simples e objectivo: A filha vai com o Pai para o trabalho, aqui também o Patrão do Pai tem uma palavra a dizer, mas nunca se impõe às adopções da Suíça, para bem de todos e das comunidades a que pertencem
O que é que a criança vai fazer no trabalho do Pai?
Porquê com o Pai e não com a mãe?
No contexto, porque é que é dia da filha e não do filho?
O hábito escolar, vem no âmbito do Ministério da Educação, para que as meninas de hoje, mulheres de amanhã, saibam e tenham conhecimento, com outra realidade, com o Pai no trabalho e para com o trabalho
Deve-se isto, segundo dizem os Suíços, que a menina aprende com a mãe a lida da casa e partilha tudo mais com a mãe, e aprende a ser mulher dia após dia, exemplo da forma que brinca às bonecas Visível que, não sabe muito bem a realidade fora de casa com o Pai!
Porque todos nós sabemos que, o filho não brinca às bonecas e vai à bola com o Pai, tem outra atitude de comportamento, e por isso diz a cultura Helvética, que a menina é mais reservada e, mantém uma vida menos liberal, por esse motivo quiseram lhe dar o dia da filha por legitimidade, para ela ter uma proximidade do Pai e da realidade sobre o trabalho, a maior parte das vezes em conjunto com outras pessoas
Acho mal nesse sentido, não haver o dia do Filho, já que existe o dia do Pai e o dia da Mãe…
E irem os meninos, rapaz, uma vez por ano para o trabalho com a mãe.
Estou a partilhar neste espaço e gostaria de saber a opinião dos nossos professores e Vereadores da Educação
Gostaria que adoptassem medidas deste género, para uma boa união entre todos, aprendendo uns com os outros
Fica aqui a minha sugestão e gostaria de uma resposta do poder autárquico da Póvoa de Lanhoso
Abraço
Concorrência provoca "saldos" na prostituição
Braga indiferente de Zurique
"Quelhas"
A cidade de Braga está acoitada de mulheres de e, por toda a parte!
As estudantes são uma constante na vida da prostituição em todo o distrito de Braga.
Elas são oriundas de todo o lado, vêem para Braga e concelhos vizinhos, estudar para as universidades.
A crise financeira não dá para sustentar tanta vaidade e tanto luxo, refiro às roupas de marca, gastos diários com o automóvel, hospedaria, snack, cinema, discoteca, álcool e cigarros, etc.
Como sabemos a prostituição é a profissão mais antiga do mundo, as mulheres de rua e casas de alterne e bares, são habituais ao ritmo da nossa sociedade já há muitos anos.
Na nossa sociedade recente, a vida leviana está a expandir-se como pólvora, a isto, deve-se a grande crise financeira que se vive mundialmente.
Quando falamos na prostituição na terra dos Arcebispos, não estamos a esquecer outros locais de Portugal e do Mundo, caso da Suíça.
Uma grande parte das mulheres ilegais na Suíça, e em grande parte Brasileiras, ao serem expulsas da sociedade Helvética, a maior parte delas, teem como destino Portugal.
Contúdo, não quer dizer que, não haja um pouco de mulheres de outras nacionalidades a nível Mundial.
Caso da Suíça, isto no que diz respeito a Zurique não é indiferente de Braga!
Não varem com a situação!
Estou a viver mesmo em frente a uma casa de meninas.
Apesar de só lá ver a entrar "putos frikes e homens de gravata" elas, nas horas mais mortas abrem a janela, e quase nuas, convidam indiscretamente quem passa nos passeios.
Esta casa situa-se nos arredores de Zürich, mas, existe milhares de casas particulares na cidade, com mulheres lindíssimas a vender o corpo.
A cidade de Zürich foi evadida por caravanas, que se estendem ao longo da estrada, chova, vente ou faça Sol, lá estão elas de mini-saia, “até a barraca abana”.
Fala-se muito em Langstrasse, rua das meninas, drogas e alcoólicos, no contexto existe por todo o lado, a maior parte delas são meninas chiques, são colectadas como mulheres de rua, bar, restaurante, e como putas, pagam impostos.
Em Portugal a maior parte da prostituição é clandestina.
Neve na Suíça
"Quelhas"
A Europa está em alerta amarelo!
Depois de 15 dias de neve fraquinha na zona baixa de Zürich, com graus negativos de (0) graus até menos (-5) graus negativos, a temperatura está mais amena.
Hoje dia 19 de Dezembro, a neve regressou com grande força, deve-se e já se esperava que, com a subida da temperatura a neve viria.
Aí estão os funcionários da Câmara sem fim-de-semana para estarem com a família, pois, estarão de serviço.
Quando a neve cai, todos os funcionários públicos estarão de piquete a limparem a neve com pás e pequenas máquinas nos passeios, onde a toda a hora as pessoas circulam.
Acontece a mesma coisa nas estradas e cominhos de ferro, com limpeza de grandes máquinas apropriadas, umas para cada sitio, onde os transportes públicos funcionam sempre.
A cidade está branca, os grandes farrapos macios de neve caiem em grandes quantidades.
Quando a neve caí assim, perdura dias e dias nos jardins e montanhas, daí os turistas invadem a Suíça, nas cidades e montanhas.
A Suíça não oferece apenas uma beleza alpina, oferece os transportes a tempo e horas, a gastronomia e laser e muito mais.
Nas montanhas existem uma imponente paisagem de cumes, neve e gelo e também vento.
Os desportos de Inverno, vem através da grande paisagem branca e trazem há Suíça, forasteiros de todo o Mundo.
Os teleféricos levam as pessoas das partes baixas, até às grandes alturas alpinas, o sky é o desporto mais atractivo no inverno dos dias Suíços.
Nas grandes cidades, existem campos de gelo para patinar sob gelo, que é extraído da neve, calcado por máquinas.
Bom esclarecer que, estes campos existem também no Verão, com neve artificial, para turistas e para a comunidade Suíça em geral, e para estudantes e profissionais fazerem desporto.
De resto a Suíça branca, é a pureza de uma terra longe do mar, que, trás outras atracões turísticas devido ao seu território, adaptando-se à sua realidade.
E a neve continua a cair, dizem que Natal sem neve não é Natal!
Realmente, aproxima-se as festas natalícias e o fim do ano, estamos em pleno Inverno, e, a temperatura não perdoa, apesar de estar em contínua mudança atmosférica...
"É Natal, é Natal, a raposa no quintal a fazer guardanapos para dia de Natal"
Críticas Sociais construtivas por Quelhas
Obrigado “Sónia Abelha Delgado.” Obrigado por tudo! Obrigado por ser perseverante durante algum tempo e, fazer o que melhor conseguiu fazer à frente dos destinos da Revista do Centro Lusitano de Zurique como Directora… Foi pena que se deixou induzir quase sempre pelo seu Editor, Sr. “Manuel Araújo”, no qual nos desentendemos…
Bem-vinda, “Elisabete Lourenço”, ao novo cargo de Directora do Centro Lusitano de Zurique, espera-se que, uma cara nova, traga novos horizontes e ideias. Conjecturamos que, a partir daqui, não dei-a asas ao Editor, Sr. “Manuel Araújo” e cair no ridículo!
À actual Direcção ou há futura Direcção do Centro Lusitano de Zurique, digo isto porque andam aí “remoinhos de vento” que, a Direcção foi dissolvida pelo seu presidente, “Armindo Alves”, acerca de quererem dividir a (Igreja do CLZ)!? – Bem voltando ao assunto: Há Direcção do Centro Lusitano de Zurique devo dizer que, só voltarei a colaborar com notícias e teses de diferente trato, quando, demitirem seu Editor, Sr. “Manuel Araújo”, ou, se me pagarem muitíssimo bem…
Gratidão ao Centro Lusitano de Zurique que, como em anos anteriores, cantam as “Janeiras”, desta vez a verba vai ser dividida entre duas causas, “Associação de Deficientes Visuais do Distrito de Braga” e “Bruna” – menina que sofre de Displasia Septo-Óptica (Síndrome de Morsier” que já publicitei várias vezes em Blogues, e adiantando; A “Bruna” já partiu para a cidade de Guangzhou City no sul da China, para proceder ao seu tratamento.
Apupos para o Sr. Director do Centro Lusitano de Zurique, Armindo Alves” e ao Sr. “Domingos Pereira”. Parece que existem pessoas que gostam de criticar e não gostam de ouvir críticas e verdades, refiro-me à primeira pessoa do parágrafo anterior… Referente, ainda, ao assunto da Miss Portuguesa na Suíça, no qual referi em notícia anterior que algumas das concorrentes na primeira eliminatória na festa do Centro Lusitano de Zurique, foram aproveitadas, sabendo que não iam passar, pelo facto de não terem altura suficiente. Aqui referem que as Miss de Zurique foram excluídas, por factos de teor político e marcas a quem não faziam parte dessa promoção.
Continuo a ser admirador de “Mendes Serafim” e repudio teses de “Claudine Gonçalves e de Geraldo Hoffmann da Swiss-info” não tenho nada contra eles, mas, neste caso, para uma revista de teor informativo das Comunidades Portuguesas na Suíça, não queremos cidadãos Luso Suíços/Brasileiros a fazerem informação e tirarem vez a quem de nacionalidade portuguesa tem dotes.
Fiz Copy de uma notícia que, emergiu no espaço da Lanhoso TV, designada por; “J.C. "Apoia" Crianças desfavorecidas!” O Sr. Jornalista “Manuel Araújo” disse: Boa noite caro "Quelhas" sou o autor do texto intitulado "J.C. "Apoia" Crianças desfavorecidas" o qual foi sem autorização publicado aqui. Você tem duas hipóteses; ou publica na íntegra e insere o nome do autor, ou então pura e simplesmente retira imediatamente o artigo em questão. Ora, também o editor do Boletim do Centro Lusitano de Zurique enviou a mesma réplica para a Lanhoso TV, onde estes retiraram imediatamente! Bem, “Jorge Campos” envia-me em formato de foto, a notícia na íntegra; J.C. “dá a "Liberdade" às crianças desfavorecidas! Realmente com assinatura de “Manuel Araújo” verifiquei que, mantinha o mesmo título no seu Blogue. Mas, esqueceu-se o Sr. “Manuel Araújo” de que, EU, tinha já, há que tempos essa mesma notícia no Blogue de J.C. em língua Deutsch, no qual lá se mantém num pequeno texto “Bild” azul em PDF. Julga-se o Sr. “Manuel Araújo” melhor que os outros e, como se não bastasse publicou o que lhe interessou no seu Blogue acerca do assunto intitulado “Palhaços” e não dá hipótese de resposta!? Deixem-me aqui dizer para terminar, esse título não foi com intenção de ferir pessoas, mas, parece que serviu de carapuça ao Sr. Editor da Revista do Centro Lusitano de Zurique.
João Carlos Veloso Gonçalves "Quelhas"
Breitensteinstrasse 29
8037 Zürich - Suíça
6 comentários:
O Santiago de Bernabéu ficou lotado. 80 mil adeptos do Real Madrid foram assistir à apresentação oficial de Cristiano Ronaldo que cumpriu «um sonho de criança».
Florentino Pérez serviu de mestre-de-cerimónias e quando chamou Cristiano Ronaldo a assistência gritava o nome do jogador português. Cristiano, com a camisola número 9, entrou sorridente, agradeceu os aplausos e, emocionado, improvisou a primeira declaração aos adeptos do Real Madrid.
Disse estar muito feliz por vestir a camisola do Real Madrid, «não esperava o estádio cheio e cumpri um sonho de criança». Terminou com um repto aos adeptos, todos juntos a gritar "hala Madrid".
Florentino Pérez, ladeado do presidente honorário, Alfredo di Stéfano e de «um dos melhores símbolos do futebol português e europeu, o mítico Eusébio», já se encontravam no palco, colocado no relvado, quando Cristiano Ronaldo foi chamado.
O presidente do Real Madrid classificou Ronaldo como «um dos eleitos do futebol mundial» e, perante os 80 mil adeptos, disse-lhe que «eles te pedirão o máximo e também te darão tudo».
Pérez agradeceu ainda aos adeptos portugueses que estiveram presentes no estádio.
As portas do Santiago Bernabéu abriram pouco depois das 18h, em Portugal.
Milhares de pessoas já aguardavam numa longa fila e, alguns minutos antes das 20h, algumas das poucas cadeiras vazias foram ocupadas por espectadores.
Estima-se a presença de 80 mil adeptos, a lotação esgotada no estádio, o que constitui um novo recorde de assistência a uma apresentação oficial de um jogador de futebol.
A.F. Braga: divisão de honra
Porto d’Ave prepara
ataque à próxima época
Com João Fernando no comando da equipa técnica, o Grupo Desportivo Porto d’Ave está a preparar o ataque à próxima época. Sob a direcção de Miguel Pereira, o clube axadrezado já assegurou a contratação de Manaus, ex-Martim, que foi o segundo melhor marcador da Divisão de Honra, para o sector mais avançado da equipa. A entrada deste avançado vem colmatar a saída de Filipe Ferreira, que colocou um ponto final na sua carreir futebolística. Paralelamente a Manaus, o Porto d’Ave contratou o guarda-redes Pedro, ex-Gerês. Do plantel da época passada transitam 16 atletas, sendo eles:
Clemente, Ricardo Jacques, Serginho, Daniel, Pedrinho, Nuno, Luís Manuel, Freitas, Rique, Careca, Meira, Neves, Vítor, Vitinha e Zé Carlos, estando neste momento o plantel constituído por 18 atletas, aos quais se deverá juntar um médio para o grupo estar completo.
Seis atletas, vindos das cama-das jovens do clube, deverão integrar os trabalhos da pré-época, para lutar por um lugar no plantel axadrezado Professor Jorge Martins
Robert Louis-Dreyfus, presidente histórico do clube Olympique de Marseille (OM) desde Dezembro de 1996, faleceu no sábado, vítima de doença prolongada, noticia a imprensa francesa desta segunda-feira.
Louis-Dreyfus, 63 anos, morreu num hospital de Zurique, onde estava a receber tratamento contra uma leucemia.
Além de ter sido o patrão do clube de Marselha, onde investiu mais de 200 milhões de euros, Richard Louis-Dreyfus esteve ligado nos anos oitenta à IMS, uma empresa de estudos de mercado na área da saúde, ficando associado ao relançamento da agência de publicidade Saatchi & Saatchi e à fundação da empresa de direitos desportivos Infront.
Braga e Benfica tentam finalizar acordo por Jorge Jesus
As negociações entre o Benfica e o Sporting de Braga estão a intensificar-se, de modo a tentar desbloquear o impasse que se criou na transferência do treinador Jorge Jesus do Minho para a Luz.
O clube minhoto tem-se mostrado irredutível na exigência de uma indemnização de 700 mil euros, mas os dois voltaram aos contactos, confirmou ao PÚBLICO fonte do clube da Luz, sem, no entanto, comentar o processo negocial.
O tempo começa a esgotar-se para ambas as partes, já que as duas equipas regressam ao trabalho a 29 de Junho.
Madaíl em Espanha para avançar com candidatura ao Mundial
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol partiu esta manhã para Espanha com o objectivo de criar um fundação que será responsável pela elaboração da candidatura conjunta ao Mundial 2018.
"O que é prioritário é constituir uma Fundação que é o que vamos tratar hoje. A Fundação servirá como base para a elaboração do dossier de candidatura", afirmou Gilberto Madaíl à Antena 1 à partida para Espanha.
O presidente da FPF afirma que a decorrer estão também estudos encomendados a Universidades para perceber a viabilidade do projecto de candidatura: "Temos de esperar pelos resultados dos estudos que mandamos fazer em Universidades para depois estes serem apresentados aos Governos. Só a partir daí será dado o passo em frente ou não".
A transferência de Ronaldo para Madrid na opinião de Madaíl "poderá vir a contribuir muito" para a candidatura conjunta.
"Se pudermos aproveitá-la, aproveitá-la-emos", concluiu o dirigente federativo.
SC Braga de Zurique - Epoca 2009 / 2010
GRUPO 4 ( 4° LIGA)
US AVELINO ZURIGO
BENFICA CLUBE DE ZURIQUE
NK HADUK
S.C.BRAGA DE ZURIQUE
FC ITALIA DE ZURIGO
FC KOSOVO
LAFÕES CLUBE PORTUGUES
CCD LAUTARO-CHILE
SVA MEGAS ALEXANDROS
FC NEUMÜNSTER
SPORTING CLUBE DE ZURICH
Estas são as equipes que vão jogar entre si, na época que se segue, nos quais estão inseridas 4 equipas portuguesas.
NOTA: Gostariamos que acompanhacem todos aqueles jogos que, estejam ao vosso alcance, para tornar a equipa e os jogadores mais sensiveis ao projecto que propusemos, as vitórias e porque não a subida...
Sporting Clube de Braga de Zurique
Albulastrasse 40 - 8048 - Zürich
Lúcio Sousa 079 691 88 08
Jorge Sousa 078 624 83 61
Enviar um comentário