
- Vim cá fora e lembro que me cheirou a gás, e parece que ele me trouxe de novo para dentro! Peguei no Tozé ao colo e dirigi-me para o Pedro dizendo que cheirava a gás lá fora, ele, abriu a torneira da água da cozinha e tudo aconteceu! Não sei se foi uma explosão de gás ou uma bomba no interior da casa! Fomos pelos ares, fiquemos completamente queimados e nus, levei lá fora o Tozé e entreguei-o a um grupo de peregrinos que iam para Nossa Senhora de Fátima a pé e pedi-lhes para dar água ao Tozé. No entretanto vi o meu cunhado Pedro ali aos saltos, parecia um “tolinho”, quis ir buscar os meus sobrinhos Diogo e Mafalda que estavam lá dentro, mas os peregrinos e vizinhos não me queriam deixar, disse: Tenho de os salvar, se morrermos, morremos juntos ou vivemos juntos! A pele caia-me pelo meu corpo abaixo, ganhei força interior e foi buscar meus sobrinhos, trouxe um em cada braço. Perguntaram o que aconteceu! Levaram-nos para uma banheira de um vizinho e perdi os sentidos. Tempos depois e já no hospital onde esteve em coma mais meu filho é que recordei tudo, mas tudo muito confuso!
A Fátima Silva tem agora 42 anos e o Tozé apenas 4 anos de idade, e já está há 26 anos na Suíça, e diz ir buscar o azar a Portugal, naquela maldita casa. Aquela família assegura nunca mais esquecer aquela tragédia, até porque ficaram as marcas no corpo para toda a vida. O foro psicológico é mais grave que as próprias mazelas corporais. Lembram ainda depois de saírem de coma, os Hospitais da Universidade de Coimbra, de São José e D. Estefânia. Felizmente lembra que, depois de estarem em risco de perder a vida, graças a DEUS ficaram todos vivos… Porque DEUS existe… Seria uma força da Senhora de Fátima ou uma força interior. Confessa a Fátima que, a dor corporal, era inferior ao sentimento que sentia em salvar aquelas crianças daquele gás e fumo tóxico.
A recuperação:
- Já fiz 8 cirurgias às pernas e às mãos, esteve durante 9 meses sem fazer nada, vinham cá enfermeiras especializadas para queimados, para assistirem a mim e meu filho, a minha vida tem sido uma vida de hospital. Agora tenho de emagrecer 20 kg, para poder ser operada novamente, a pela tem de ficar elástica para ser possível, está muito esticada. O Tozé ainda é muito pequeno, tem de crescer para ser operado, ainda tem pela frente muitas cirurgias, tem 85% de corpo queimado, excepto o rabinho e o pénis. O Tozé tem de levar um transplante de orelha, só tem metade. Uma das suas mãozinhas está mais curta e vai ser complicado, já levou muitas anestesias e tem de limpar, só a partir dos 16 anos será possível. O Diogo e a Mafalda vão serem operados com cirurgias no Hospital Universitário de Zürich à cara, estão muito desfigurados.
Testemunho:
- A vida particular, não tem sido nada fácil e muito complicada, tenho de evitar o sol, usar meias apropriadas, sofrer, e sofrer com a dor do meu filho e sobrinhos. A mente sofre muito, não é fácil.
Existência:
- O Tozé é um menino muito forte, quer ser guarda-redes do Vitória de Guimarães, e é este ser que me dá vontade de viver.
Mensagem:
Tenham muita fé e lutem, a vida para além do azar também tem muitas alegrias, não se deixem ir abaixo.
Seguro:
- A justiça está a dar seguimento, Portugal é lento, mas confio no meu advogado. O seguro Suíço quer apertar com o seguro em Portugal e eu não deixo, senão irá ser tudo diferente. Aguardamos. O seguro Suíço não nos abandonou e tem pago tudo.
A Fátima Silva, disse-me que vai pedir permissão, para filmar o momento, antes e depois, do seu filho e dos seus sobrinhos, no processo das cirurgias plásticas.
RTP Link Associado Abril 2008 http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Forte-explosao-provoca-ferimentos-em-emigrantes-portugueses-em-ferias-em-Portugal.rtp&article=61153&visual=3&layout=10&tm=8
http://portugalnasuica.webnode.com.pt/noticias/